10 dicas de marketing digital para iniciantes

O que é marketing digital?

Marketing digital

 

Antes de darmos as 10 dicas de marketing digital, porém, precisamos falar o que é, de fato o assunto aqui demonstrado.

Marketing Digital se trata de divulgar produtos e(ou) marcas por intermédio da mídia digital. Portanto, ele é uma das formas imprescindíveis que as empresas têm para interagir com o público de forma direta, personalizada e na hora certa.

Porém, as formas de fazer com que isso ocorra sofrem alterações a todo minuto.

Contudo, atualmente é impossível falar de marketing e ignorá-lo! Afinal, é fato que mais da metade da população mundial possui internet e que até 2021 haverão 2,3 bilhões de consumidores digitais.

Mas, antes de falarmos das dicas de marketing digital, precisamos falar sobre como o termo surgiu.

Como surgiu o marketing digital?

Marketing digital

Muito antes das pessoas buscarem dicas de marketing digital (antes mesmo do termo surgir) um punhado de pioneiros no gênero trabalharam lado a lado. Para que o empreendedor tivesse uma maneira mais atrativa portanto, e simples de abordar e descobrir quem é o seu cliente.

Então, os primórdios do marketing digital datam juntamente com a internet nos anos 1960, todavia, seu “boom” se deu apenas após a década de 90; Pois foi quando o povo em geral começou a ter mais acesso à internet, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

Contudo, com este crescimento de usuários e do acesso à internet como um todo, surgiu os chamados “e-commerce”, que nada mais são do que (compras eletrônicas, marketing direto, leilões online), além de redes sociais e blogs.

O que foi um prato cheio para as empresas. Possibilitando que elas pudessem divulgar seus produtos de forma que o cliente venha até elas.

No Brasil, o saudoso Orkut foi a primeira rede social portanto, a ser utilizada como ferramenta de marketing, sucedido pelo Facebook, Instagram, Twitter e etc. Sendo as redes sociais, ótimas fontes também, para obter dicas de marketing digital.

Já os blogs serviram para que as empresas alimentassem a internet com conteúdos voltados para seus produtos, instigando a curiosidade do usuário sobre a mercadoria vendida.

Mas é importante também citar, que em meados dos anos 90 o uso do e-mail se tornou obrigatório à grandes empresas; E empreendedores que gozavam de visão de futuro, e táticas de mercado. Dando a vida assim ao e-mail marketing.

Pouco tempo depois surgiu o Google, a ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo portanto, com inúmeras dicas de marketing digital. E junto com ela o SEO, usado no marketing digital para otimizar sites e conteúdos.

Marketing digital.

 

10 Dicas de marketing digital para iniciantes

1 – Defina um objetivo

Saber o quê (E quem) você deseja atingir com a sua campanha é, por óbvio, o primeiro passo para ter sucesso na sua estratégia de marketing digital.

Aliado a um bom conhecimento de mercado e uma pauta bem feita, esta é a primeira dica de marketing digital.

2- Crie personas

A forma mais fácil de atingir seu público alvo, é conhecê-lo bem, e descobrir o que ele quer, e precisa. Crie personas, ou seja, clientes imaginários que na sua concepção são o perfil ideal de usuários que adquirem seus serviços e produtos.

  • Quais as ambições?
  • Qual a faixa etária?
  • Quais as dúvidas?

Criando estas personas, simplificará muito a tarefa de produzir conteúdo. E atrairá com maior facilidade pessoas que se enquadram no perfil da sua persona.

Marketing digital

3 – Analise com cuidado a concorrência

Veja com atenção o que seus concorrentes estão fazendo. Evolua (e inove) o que eles estão criando, e delete as coisas ruins.

Isso de forma alguma será visto como uma cópia, mas sim uma busca de referências, análise de mercado, e adaptação para o seu negócio. Analisar o que os maiores do gênero estão fazendo, também é uma ótima dica de marketing digital para iniciantes.

4 – Use as ferramentas certas

Não faltam ferramentas – gratuitas ou não – que podem ajudar porém, a entender melhor o comportamento do público na internet e caçar as melhores oportunidades. Se você quer saber quais as melhores oportunidades de palavras-chave, por exemplo, faça uso do SEMRUSH ou Planejador de palavras chave do Google.

É ideal para estratégia de marketing digital que você seja consistente nas atividades. Criar conteúdos para o blog e publicações para redes sociais que sigam uma rotina. Além de ser bom para os buscadores, aumenta a confiança do seu público.

5 – Saiba se posicionar da maneira correta

Tratar de assuntos que não tem a ver com a área em que a sua empresa atua atrairá pessoas que não estão interessadas no seu negócio. Para te dar autoridade como referência na sua área, uma das dicas de marketing digital para iniciantes contudo, é abordar temas ligados apenas à sua área de domínio.

6. Se necessário, desenhe sua estratégia

Deixe claro para os decisores da companhia todos os passos. Faça reuniões presenciais, leia o plano com eles e, por que não, desenhe. O importante é deixar claro a estratégia traçada, discutir os pontos abordados e realizar ajustes finos quando necessário.

Faça isso também com seus parceiros e agências. É muito importante todos saberem onde estão e aonde vão.

7- Métricas – Saiba analisar números

Essa é uma das mais importantes dicas de marketing digital para iniciantes. Pois todos sabemos que uma das grandes vantagens da internet é que conseguimos mensurar praticamente tudo. Portanto, sua empresa é capaz de saber qual o retorno de cada real investido (ROI) nas mídias digitais.

Contudo, é essencial que o empreendedor saiba quais são os principais indicadores para analisar como estão indo suas ações de marketing digital.

Aqui devemos ter certo cuidado pois muitas vezes há uma montanha de dados gerados, porém, devemos saber quais são realmente importantes monitorar para cada tipo de negócio.

O empreendedor que desconhecer as métricas de seu negócio está fadado a realizar investimentos “no escuro”. E portanto, não saber quais canais deverá investir ou não. Contar com esse conhecimento interno porém, ou então de um parceiro especialista é essencial para que o dono do negócio possa tomar decisões com base em números. E não em “achismos”, o que, infelizmente ainda é comum encontrarmos em pequenas empresas.

Marketing digital

8 – Atualize o cronograma para que todos os processos sejam cumpridos no prazo.

Nada é pior para a imagem de uma empresa do que não conseguir cumprir prazos. Mas procure sempre organizar bem sua estratégia para que o seu cliente não tenha dor de cabeça com o cronograma, e agenda dos seus projetos.

9 – Poste conteúdo fácil de ser lido

Escrevendo conteúdo com uma linguagem simples todavia, fará com que seus artigos sejam compreendidos e absorvidos rapidamente. Mas sempre que possível, escreva textos simples, não tão longos e com imagens para tornar o conteúdo mais dinâmico.

10 – Utilize bem os links patrocinados

Que nada mais são que um tipo de publicidade online para quem busca anunciar oferecendo um link para o usuário. Pois isso possibilita a realização de alguma ação no link de destino.

Quer exemplos? Uma compra, preenchimento de um formulário, ver um vídeo, depende dos seus objetivos de web marketing. Contudo, se sua empresa decidir utilizar links patrocinados, portanto, procure escolher um grupo de palavras chaves específicos. E que garanta atingir seu público da melhor maneira.

Considerações finais e dica de marketing digital extra

Além destas dicas de marketing digital para iniciantes, porém, uma das principais dicas é observar mercados do exterior; Analisar o que está ocorrendo lá e perceber quais tendências virão para cá em um futuro próximo.

Foi o que aconteceu portanto, com o Marketing de conteúdo. Inbound Marketing e vários outras estratégias que hoje se encontram no Marketing Digital.

Essas foram nossas 10 dicas de Marketing Digital para iniciantes. Com elas, aliado a muito foco, trabalho e estratégia é possível ter uma melhor gestão de marketing, implementando melhorias e ganhos significativos na sua empresa.

Dez dicas de marketing digital para iniciantes

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